Amigas Blogueiras... muitas vezes vocês me mandam email perguntando sobre como colocar determinas funções em seus blogs, por isso resolvi que tenho que partilhar o que aprendi blogando... sendo assim a medida que eu for aprendendo coisas novas para meu blog , vou repassando para vocês através de postagens aqui mesmo. Fiquem livres para continuar perguntado que sempre farei postagens com novas dicas de coisinhas interessantes e úteis para seus blogs que vocês encontrarão no menu > Dicas para Blogueiras.
Basta Clicar para que se abra o menu.
Paz e Bem!
Patrícia
domingo, 5 de junho de 2011
ATIVIDADES MEIO AMBIENTE 5º ANO. DESMATAMENTO
DESMATAMENTO: PREJUÍZO PARA TODOS OS SERES VIVOS.
Nas florestas, nas matas, os vegetais e animais vivem em equilíbrio e harmonia.
Desenhe no quadro abaixo uma paisagem completa, com lagos, árvores, animais e plantas.
Observe o desenho abaixo. Muitas florestas acabam dessa maneira.
Quando muitas árvores são derrubadas, o solo fica desprotegido. As plantas não nascem mais e com isso os animais que se alimentam de vegetais morrem.
Agora, segundo o que você aprendeu responda:
- O que é o desmatamento?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
- Quando o homem desmata a floresta ele está prejudicando a natureza? Explique por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Muitas são as causas do desmatamento.
Algumas vezes são feitas para aumentar os campos de pastagens do gado.
Outras vezes, para aumentar os campos para plantação.
E, muitas vezes ainda para retirar a madeira, a fim de usá-la na confecção de móveis e em construções.
- Escreva uma frase em defesa da natureza.
DESMATAMENTO: É a derrubada de grande número der árvores.
EROSÃO: São buracos que aparecem no solo, quando a terra sem suas árvores começa a ceder sob a chuva e os ventos.
VAMOS REFLETIR?!
- Por que a erosão vem logo após o desmatamento?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
· Complete:
A) Todos os animais precisam das plantas porque :__________________________
_________________________________________________________________.
B) Preservar a natureza é importante porque:______________________________
_________________________________________________________________.
· Cole no espaço abaixo uma gravura mostrando uma floresta ou mata que o homem não destruiu.
APRENDEMOS QUE:
Os animais precisam dos vegetais que lhe dão abrigo e alimento.
O desmatamento é a derrubada de grande número de árvores.
Muitas são as causas do desmatamento. As principais são: aumento de espaço para pastagens do gado; corte de árvores para a construção de casas e de móveis; aumento de campos para a plantação.
Com o desmatamento o solo fica pobre, os animais morrem e com isso vem a erosão.
As erosões são feridas que aparecem na terá desprotegida, provocadas pela chuva e pelos ventos.
|
REFLORESTAMENTO: UMA ESPERANÇA PARA A NATUREZA
Muitas pessoas falam em reflorestamento e em combater a poluição, porém não fazem a sua parte.
· Jogam lixo nas ruas, nos rios, etc.;
· Fazem queimadas nas plantações;
· Matam animais, sem necessidade;
· Poluem o ar e a água com inseticidas; agrotóxicos etc.;
TODOS NÓS PODEMOS E DEVEMOS PRESERVAR A NATUREZA!
Responda:
a) Em sua cidade, existe algum lugar cheio de árvores, onde todos passeiam? Como se chama esse lugar?
________________________________________________________________________________________________________________________
Os seres vivos necessitam respirar ar puro para viver.
b) As árvores:
( ) poluem o ar.
( ) purificam o ar.
c) Escreva o nome de uma Floresta brasileira que está sendo destruída.
___________________________________________________________
d) Escreva uma sugestão para salvar nossas florestas da destruição.
Curiosidade: No dia 22 de abril, comemora-se o “Dia do Planeta Terra”.
A Terra é o planeta em que vivemos.
Precisamos preservá-la. Cuidar para que não sejam destruídas suas matas, seus animais, o céu, o ar, a água. Somos parte de tudo isso.
APRENDEMOS QUE:
O Reflorestamento é o replantio das árvores que foram cortadas.
Com o reflorestamento, os animais que foram embora acabam retornando assim a vida, aos poucos, vai voltando ao lugar.
Todos nós podemos e devemos ajudar a natureza, pois fazemos parte dela.
Se destruirmos o planeta, destruiremos nossa própria casa.
|
ALIMENTAÇÃO E CRESCIMENTO SADIO
Ao nascer o principal alimento que um bebê precisa é o leite.
Com o desenvolvimento, a criança já toma, além do leite, papinhas, sopas e sucos.
Na idade escolar, quando já estão mais crescidas, precisa de uma boa alimentação, praticar esportes, dormir bem, para que cresça forte e feliz.
Nessa idade gasta muita energia nas brincadeiras, nos estudos, nos esportes e é no alimento que se encontra essa energia.
Criança subnutrida não consegue estudar, brincar, ser alegre.
A água também é um alimento. Devemos bebê-la sempre!
A transformação dos alimentos dentro do nosso corpo chama-se digestão. A boca, o estomago e o intestino delgado são órgãos do sistema digestório responsáveis por essa transformação.
Quando uma pessoa mastiga bem a comida, a digestão é facilitada. Além de o alimento ficar bem picadinho, ele é misturado com a saliva. Isso ajuda a engolir e também promove o inicio da digestão de alguns alimentos.
A digestão continua no estômago e no intestino delgado. O alimento é transformado em partículas bem pequenas – os nutrientes – que podem passar para o sangue e nutrir todo o corpo.
Desenhe no quadro abaixo:
ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL
|
ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL
|
Responda:
a) A água também é um alimento? Por que devemos ferver ou filtrar a água antes de beber?
________________________________________________________________________________________________________________________
b) O sal também é um alimento. Escreva o nome de alguns alimentos em que usamos o sal para prepará-los:
_______________________ _____________________________
_______________________ _____________________________
_______________________ _____________________________
A ÁGUA E O SAL SÃO ALIMENTOS DE ORIGEM MINERAL.
|
· Complete as frases:
· A digestão dos alimentos começa na ________________. Na mastigação, o alimento é partido em _________________________menores e misturado com a saliva. Assim, a comida é digerida mais facilmente.
· Em que consiste a digestão dos alimentos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
· Em que órgãos se realizam a digestão?
____________________________________________________________________________________________________________________
· Como fica o alimento para poder passar para o sangue?
____________________________________________________________________________________________________________________
· Por que a saliva facilita a digestão?
___________________________________________________________________________________________________________________
· Enumere duas ações higiênicas importantes para uma boa alimentação:
1. ________________________________________
2. ________________________________________
· Faça uma ilustração do caminho percorrido pelos alimentos:
A ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA MANTÉM A SAUDE
Uma boa alimentação precisa ser variada, porque cada alimento tem uma função em nosso organismo.
As vitaminas são encontradas nas verduras, nas hortaliças. Elas defendem nosso organismo das doenças.
As carnes, os ovos, o leite e seus derivados possuem proteínas. As proteínas nos ajudam a crescer. Os ossos e os dentes ficam fortes com esses alimentos.
Existem ainda os alimentos que fornecem energia ao corpo, repondo o que é gasto nas atividades diárias. São exemplos: pães, massas, açúcar, gorduras.
· Coloque V para alimentos que fornecem vitaminas; E para alimentos que fornecem energia e P para alimentos que fornecem proteína.
( ) leite ( ) doces
( )alface ( )maçã
( )peixe ( )chocolate
( )salsicha ( )pão
( )arroz ( )carne
( )bife ( )cenoura
Marcadores:MEIO AMBIENTE
Posts Relacionados
- ATIVIDADES SOBRE MEIO AMBIENTE PARA 1º E 2º ANOS. ANIMAIS, PLANTAS, SOLO, ÁGUA E AR
- ATIVIDADES MEIO AMBIENTE 5º ANO. DESMATAMENTO
- DESENHOS PARA COLORIR MEIO AMBIENTE
- 30 ATIVIDADES SOBRE O MEIO AMBIENTE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
- ÁGUA, PLANTAS, RECICLAGEM. ATIVIDADES SOBRE MEIO AMBIENTE
Assinar:Postar comentários (Atom)
MÚSICAS
- 23 MÚSICAS PARA DANÇAS JUNINAS
- MUITAS MÚSICAS PARA FESTA JUNINA
- 16 MÚSICAS SOBRE A ÁGUA
- 15 MÚSICAS SOBRE MEIO AMBIENTE
- MÚSICAS PARA FESTA JUNINA
- 19 MÚSICAS DIA DAS MÃES
- 10 MÚSICAS PARA O DIA DAS MÃES
- BALÃO MÁGICO - MINHA MÃE
- BIA BEDRAN DESENGONÇADA E MAIS
- MÚSICA BONECA DE LATA
- CANTIGAS DE RODA
- KARAOKÊ PÁSCOA
- MÚSICAS PÁSCOA
- MÚSICAS DIA DO INDIO
13 comentários:
AMEIIIIIIIII
Postar um comentário
Comenta vai... Assim você me incentiva!