quarta-feira, 25 de julho de 2012

5º ano Agroecologia

10 Agosto, 2010

Agricultura sustentável










Conciliar produção com preservação é uma tarefa difícil. Mas, com o crescimento da tecnologia e com as descobertas científicas, já é possível diminuir os impactos ambientais provocados pela atividade agropecuária.


Um exemplo de agricultura sustentável é a Integração de culturas e pastagem. Essa atividade consiste na junção de pecuária, agricultura e plantio de florestas, que garante ao produtor rural sustentabilidade e proteção da biodiversidade.

Sabemos que as atividades de pecuária e agricultura são, na maioria das vezes, impactantes. O pastejo de animais, assim como a fertilização de culturas, quando praticados incorretamente, causam a compactação e levam à perda da camada arável do solo. Mas se praticadas corretamente, com os devidos cuidados e acompanhadas de outras atividades sustentáveis, pode haver uma diminuição nos impactos. No caso de uma integração de culturas, haverá produção de carnes, culturas diversas, fornecimento de madeira (proveniente das áreas florestais), e outros benefícios.


O produtor pode plantar sua floresta deixando espaços e cultivar grãos nas áreas livres. Assim, terá um rendimento extra enquanto espera pelo ponto ótimo da madeira, que poderá ser comercializada legalmente. Enquanto as duas atividades estão em procedimento, o produtor ainda pode criar gado nos locais destinados à pastagem, e comercializar a carne bovina. Esse é um exemplo de produção sustentável.


Mas lembre-se: o produtor deve cuidar de sua propriedade, mantendo áreas de preservação permanente, e deve estar atento à quantidade de gado que o solo suporta sem perder suas qualidades. É um laço, onde se amarra a preocupação com o meio ambiente e o lucro do produtor consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário